JOCUM é uma organização missionária interdenominacional e internacional que se empenha em mobilizar e treinar cristãos de todas as nações para o cumprimento da grande comissão de Jesus. Como parte do reino de Deus, somos chamados a adorar e obedecer ao nosso Senhor e amar e servir ao seu corpo, a Igreja, e levar sua palavra a todas as pessoas. Desde que JOCUM foi fundada em 1960, por Loren Cunningham, tem-se visto milhares de pessoas ao redor do mundo se envolvendo no cumprimento da ordem de Jesus. No Brasil, o trabalho de Jocum teve início em 1975, com o casal Jim e Pamela Stier, em Contagem-MG. Hoje, temos Centros de Treinamento Missionário estabelecidos em 20 estados, com 48 locais de operação e mais de 2.000 voluntários servindo em tempo integral.

Declaração de fé

Em Jocum, acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus, sendo por Ele inspirada, revelando que Jesus Cristo é o Seu Filho, que o homem foi feito à Sua imagem e semelhança, e que Ele nos criou para termos vida eterna. Embora todos os homens tenham pecado e estejam longe da Sua Glória, Ele tem feito da salvação algo fácil e acessível a todos, através da morte na cruz e da ressurreição de Seu Filho, Cristo Jesus, o qual é Aquele que representa a fé, o amor e a obediência. Atendendo à iniciativa de Deus de Graça para nós, o Senhor deseja que todos os homens sejam salvos e tenham conhecimento da verdade. Isso ocorre pelo agir do Espírito Santo, fato que se demonstra ao ser executado o último mandamento de Cristo: “… Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

Áreas que atuamos

Treinamento e discipulado

Para fazer o Senhor bem conhecido nesta geração precisamos conhecê-Lo melhor e estar bem preparados. A Universidade das Nações oferece cursos intensivos em módulos que buscam mesclar teoria e prática. Esses módulos, que duram em média três meses, individualizam seu aperfeiçoamento e caminham passo a passo para seu desenvolvimento e potencial. Além disso, eles o ajudam a desenterrar e multiplicar seus talentos. Com a Universidade das Nações você não corre atrás apenas de um diploma mas persegue diligentemente a excelência em descobrir e direcionar seu potencial e talentos servindo ao Senhor.

A Universidade das Nações tem dezenas de cursos e módulos esperando por você em mais de 140 países. No Brasil, em mais de trinta cidades, são cerca de vinte cursos:

  • ETED – Escola de Treinamento e Discipulado
  • EMU – Escola de Missões Urbanas
  • IMT – Introdução à Missões Transculturais
  • EMDE – Escola de Missões Estratégicas
  • ETMS – Escola de Treinamento Missionário para Surdos
  • ELA – Escola de Louvor e Adoração
  • EIABE – Escola de Intercessão, Adoração e Batalha Espiritual
  • ELI – Escola de Liderança e Implantação de Igrejas
  • EA – Escola de Aconselhamento
  • EPOL – Escola para Obreiros e Líderes
  • EEB – Escola de Estudos Bíblicos
  • ETEI – Escola de Treinamento e Educação Infantil
  • ESU – Escola de Saúde Urbano
  • ECO/ELC – Escola de Inglês e Orientação Cultural
  • ETD – Escola de Treinamento de Discipuladores
  • MEART – Ministrando o Evangelho com a Arte
  • EDC – Escola de Desenvolvimento Comunitário
  • ECOM – Escola de Comunicação
  • Escola de King`s Kids (A Turma do Rei)

Cursar a ETED é geralmente o requisito básico para os outros.

Impacto e evangelismo

“Conhecer a Deus e fazê-Lo conhecido” é o lema. O alvo é levantar a Cruz de Cristo em todos os lugares da Terra, especilamente os mais escuros e difíceis. Junte-se a nós para invadir as fortalezas do inimigo e anunciar o Senhor Jesus, porque “as portas do inferno não prevalecer”.

Procuramos usar todas as estratégias disponíveis e as ainda não inventadas para alcançar os perdidos com a mensagem do Evangelho: adoração e guerra espiritual; evangelismo, tanto de porta em porta, como em praças, escolas, hospitais, cadeias e prostíbulos; distribuição de folhetos, Bíblias e literatura; pregação, teatros e coreografias; músicas com blocos de samba, trios elétricos, e muito mais. Enviamos equipes para evangelizar, em parcerias com igrejas locais, os arredores e vizinhanças, nos fins de semana ou até um mês inteiro!
Periodicamente preparamos atividades de curto prazoque permitam o envolvimento de crentes de diversas partes do país e do mundo em impactos evangelísticos durante festas populares e religiosas, Carnaval, Olimpíadas e Copas do Mundo. Também em regiões turísticas, e onde houver uma grande movimentação de pessoas.

No Brasil, alguns milhares de jovens são mobilizados todos os anos para alcançar multidões com o Evangelho. São como enormes ondas invadindo a praia. Há um lugar para você na próxima onda.

Socorro e misericórdia

Queremos expressar o amor de Jesus de maneira prática. Tocar com carinho os necessitados e carentes, e suprir suas necessidades básicas. Milhões já ouviram falar do amor de Jesus, mas muitos ainda precisam experimentar este amor através dos cristãos. Dia após dia equipes saem às ruas, morros, favelas, beira de rio na Amazônia e outros lugares onde estão as pessoas necessitadas. O objetivo é alcançá-las com o Evangelho levando-lhes alimento, abrigo, remédios e roupas.

Desenvolvemos centro de recuperação, reintegração e apoio. Providenciamos assintência médica e odontológica, locais para formação e profissionalização; lares para acolher órfãos e abandonados; casas para crianças e bebês vítimas do HIV/AIDS, e órfãos.

Você pode transbordar o amor que Deus colocou em seu coração e fazer diferença na vida destas pessoas. É preciso o seu tempo e dedicação para que este amor possa fluir. Você pode fazer parte de uma das diversas equipes de curto ou longo prazo. Existe também muitas outras maneiras de você contribuir.

Missões transculturais

Ir onde o Evangelho ainda não foi anunciado. Entrar nos países e grupos étnicos que ainda não foram transformados pela luz de Jesus. O Brasil já deixou de ser campo missionário para se tornar celeiro de missionários!

Diversas profecias e estatísticas mostram que a unção de missões está sobre a sua geração: Em 1989, havia 400 missionários brasileiros servindo em outras nacões, em 1999 – apenas dez anos – já eram quase 2.000. Diversas tribos indígenas foram alcançadas no Brasil, e em mais de vinte países há trabalhos permanentes: Albânia, Angola, Cabo Verde, China, Espanha, Gabão, Gâmbia, Guiné, Guiné Bissau, Índia, Indonésia, Itália, Jordânia, Moçambique, Paquistão, Portugal, Quênia, Rússia, São Tomé e Príncipe, Senegal Turquia, Uruguai, Uzbequistão, etc. Nestas nações, milhares ouviram as Boas Novas através de jovens brasileiros e suas vidas foram eternamente mudadas pelo poder de Deus. Implantamos igrejas, abrimos creches e escolas, criamos clínicas de saúde e orfanatos, demos início a projetos de desenvolvimento e outros de ajuda comunitária. As famílias entre as nações da Terra o esperam para ouvir sobre Aquele que transformou a sua vida.